Este é o meu blog pessoal, aqui vou escrever o que se vai passando na minha vida e dando as minhas opiniões sobre os assuntos que me rodeiam. Irei ainda procurar mexer no meu passado e nas pessoas que tiveram um papel importante na minha vida.
Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009
A taça da Liga ou a taça das barracas

 

Hoje irei fazer a minha primeira abordagem a um mundo que me faxina , e que movimenta tantos milhares de pessoas  e de euros, o mundo do futebol.
Para quem não me conhece, aproveito para dizer que existem 3 equipas que me fazem subir a adrenalina, são elas o Sacavenense clube onde cresci e que acompanhei desde os meus primeiros passos e ao qual estou ligado, quer na missão de dirigente quer na função de sócio há 40 anos.
Depois o Benfica, porque devemos sempre gostar de um dos grandes, eu escolhi (muito por influencia do meu pai e do meu avô) o maior clube do mundo.
E por fim a selecção Nacional... mas aquela que é mesmo Nacional, e este será um tema que mais tarde irá merecer  uma abordagem especial.
 
 
Mas o assunto que trago aqui hoje não se prende directamente com nenhum clube, mas sim com o estado a que chegou o nosso futebol.
 
Existem neste momento 3 competições em Portugal em que participam os principais emblemas do nosso panorama desportivo, A Liga (ex campeonato Nacional), A taça de Portugal, e a mais recente criada Taça da Liga.
A minha abordagem prende-se exactamente com esta terceira competição, que diga-se de passagem , já nasceu torta, e que parece ter os dias contados.
Se não veja-se, na 1ª edição e depois da polémica de dirigentes de alguns clubes com assento na liga dizerem que se iam recusar a participar nesta competição, esta revelou-se um fracasso desportivo e principalmente comercial. Onde desde muito cedo os clubes grandes (aqueles que ainda levam adeptos aos estádios) se apresentaram nesta competição "menor" com segundas equipas e com jogadores que não jogavam no campeonato principal, o que originou a saída prematura de Benfica e Porto.
Quanto ao Sporting conseguiu atingir a final onde viria a ser derrotado por um vitória de Setúbal, bem mais ambicioso.
Pelo meio ficaram dezenas de estádios ás moscas, e alguns escândalos nas arbitragem para impedir que os clubes denominados grandes não saíssem tão cedo da competição.
 
Análise feita pelos responsáveis e mudam-se as regras do jogo para a 2ª edição ( esta que está a decorrer) criando a regra dos 4 clubes melhor classificados entrarem directamente para a fase de grupos , garantindo praticamente desde o inicio o seu apuramento para as meias finais , realizando apenas 3 jogos . Menos de metade do que os outros que entretanto foram ficando pelo caminho.
 
Algumas vozes mostraram-se contra mas como não se pode mexer com os poderes dos tubarões tudo ficou na mesma.
 
Como diz o povo, " quem nasce  torto, muito dificilmente se endireita" e depois da realização dos jogos de grupos com os 3 grandes já perfilados mas com os estádios na mesma vazios, ex que surge mais uma polémica.
 
O melhor segundo classificado e o respectivo apuramento para as meias finais, os dirigentes da liga dizem que é o Vitória de Guimarães, segundo as regras e levando á letra o que está escrito (isto segundo os juristas desportivos), será o Belenenses. Com esta história toda os jogos das meias finais estão suspensos, o Benfica com o vitória ou com o Belenenses, por que não dá jeito jogar com duas equipas ao mesmo tempo , e o Sporting com o FCP porque o Porto se recusa a jogar se o Benfica não jogar porque na semana a seguir há um derby na cidade evita entre os dois clubes.
 
E com isto tudo fica desde já a garantia de mais uma edição fracassada, por diversos factores
1º diferença de jogos que os clubes tem que realizar para atingir igual objectivo.
2º fracasso de espectáculos com utilização de jogadores menos rodados
3º estádios vazios
4º erros na elaboração das regras que causaram este imbróglio que alguém terá que descalçar.
 
Que me perdoem os mais optimistas mas parece-me que na próxima edição (se houver) no mínimo as regras e os moldes da competição terão que mudar sofrendo tão ao jeito da tecnologia actual nova evolução de software para remediar "bugs" existentes na versão original... e esta deverá ser a versão 3.09-10.
 
Em jeito de brincadeira esta não parece nem a taça da liga nem a taça das barracas, esta parece sim a taça das barracadas.


publicado por Paulo Condesso às 13:48
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

Hoje apeteceu-me escrever...

Exploração de mão de obra...

Vale a pena as claques no...

Carta de um aluno para um...

O Vinho

Sacavenense

Santiago Barnabéu

Férias 2008

Discrição da minha grande...

Um pouco de bom Humor

2010

Bem vinda sejas Carlota

Carta de reclamação para ...

Férias de Verão 2009

Voltei

Dia do pai

O meu menino , é um Karat...

Fim de semana em familia

Quase um mês em perspecti...

Porto - Benfica

Quando a policia só atrap...

Porque o tempo é complica...

Fotos de Unhais

A distancia forçada

Fim de semana

Uma noite de amor

Esteiros - um livro

A taça da Liga ou a taça ...

Com os olhos postos na Am...

Uma musica da minha vida

arquivos

Outubro 2011

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

tags

todas as tags

favoritos

As nossas equipas

Noticias

Observadores das minhas histórias
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds