Conforme prometido irei desvendar um pouco das minhas férias , com os principais locais por onde passei e com algumas imagens que fui recolhendo.
Percurso realizado
Alverca – Mérida – Toledo – Aranjuez – Madrid – Córdoba – Isla Cristina – Ferragude – Portimão – Alverca
(estava ainda previsto a minha visita a expo - Zaragonza mas no dia em que ia deslocar-me para lá foi coincidente com o acidente aéreo em Madrid , e as filas de transito chegaram a atingir os 30 km e a espera chegou a ultrapassar as 5 horas , por esse motivo resolvemos rumar ao sul em direcção a Córdoba
No total fiz aproximadamente 3000 km com a minha carrinha e ainda fiz para cima de uma centena com a bicicleta além das longas caminhadas que fomos fazendo ao longo destes 21 dias e pernoitei sempre em parques de campismo.
Mérida – a primeira paragem mais prolongada para visita a uma cidade património mundial , e depois da visita percebe-se perfeitamente o porquê destes estatuto. Recomendo a todos uma visita , onde se pode admirar o esplendor das ruínas que vão estando por toda a cidade e onde se pode ainda apreciar as belas tapas espanholas , em diversos bares e restaurantes.
Anfiteatro Romano
Templo de Diana (muito parecido com o existente em Évora , mas com uma conservação muito superior)
Toledo – para mim e para a minha esposa foi um regresso a esta bela cidade que além do seu interesse histórico (destaque para a sua catedral) e para a influencia que os universátios tem nesta cidade … de referir que no período alto das aulas mais de 40 mil jovens frequentam as universidades nesta cidade.
Vista da zona histórica a partir do rio
Aranjuez – este foi um local onde pernoitei mais próximo de Madrid , num extraordinário Parque de campismo envolto nos jardins do palácio real de verão espanhol. De referir ainda que esta cidade é banhada pelo rio Tejo e é um verdadeiro paraíso na planície espanhola. Fiquei apaixonado por este local e vou voltar.
Palácio real de Verão
Esplanada do parque de Campismo com vista para o Rio Tejo
Madrid – era uma cidade que já conhecia e da qual não tinha muito boa opinião, não consegui que esta cidade consta-se entre as minhas eleitas … para um dia poder viver, mas gostei de visitar a Catedral, o Palácio Real , passear pelas ruas de Madrid , visitar o museu de cera , Visitar o estádio do Real , visitar o Prado e ter ainda tempo para jantar na praça central de Madrid , onde como não podia deixar de ser comi uma fantástica paelha.
José Luis assinando pelo Real , com a presença do seu empresário
A presença do Glorioso num fantástico estádio
A praça Maior em Madrid - uma fantástica demonstração de cultura e boa disposição
Em qualquer ponto a boa comida foi uma constante
Ainda nas imediações de Madrid passei dois fantásticos dias no parque temático da Warner , onde a palavra de ordem foi diversão sem limite … , para mim para a minha esposa e para o miúdos.
A torre na Warner - Fantástico parque
Vista da maior Montanha Russa deste parque - eu e o meu filho mais velho apenas andámos 5 vezes nesta Montanha russa
Local destinado a banhos
Córdoba – a chegada a Córdoba ficou marcada pelos 45 graus que os cronómetros espalhados pela cidade assinalavam , ao chegarmos ao parque de campismo procurámos d imediato as belas piscinas com o objectivo de nos refrescar-nos mas a temperatura da água (um verdadeiro caldinho) pouco ajudaram … com o cair da noite as melhorias não foram muitas e ás 02.00 da manha o termómetros ainda marcavam temperaturas superiores a 30 Graus.
Alkazara de Córdoba
Aqui vende-se qualquer coisa , mas eu não percebi o que era
Em relação á visita a esta cidade não podemos deixar de ficar maravilhados com a sua catedral , bem como com toda a sua zona histórica , um verdadeiro exemplo de conservação , de referir que Córdoba será Capital europeia da cultura em 2016 e a publicidade e os eventos relacionados com essa iniciativa são já evidentes … deixo aqui um conselho se poderem visitem.
Após 3 dias nesta autentica frigideira , rumámos para o sul e para bem perto de Portugal (Isla Cristina) – este era já um destino nosso conhecido e aqui o objectivo era aproveitar um pouco da praia e do ambiente tão característico desta vila á noite ( a missão foi comprida e pelo meio ainda houve tempo para participar numa bela manifestação religiosa no mar)
Praia de Isla Cristina - Praia do Camping
Cerimónia religiosa em Isla Cristina
Ao fim de 13 dias o nosso destino foi Ferragudo (Portimão) onde permanecemos até ao fim das férias e onde aproveitámos para nos divertirmos em família e usufruir das belas praias da região (Praia da Marinha , Caneiros , Pintadinho , Alemão ,3 irmão Praia da rocha) (tenho que pedir desculpa aos meus amigos algarvios , pois fiquei de os contactar , mas nestas férias isso não era possível.)
Praia do Pintadinho
Actividade ambiental - organizada pela Camara Municipal de Lagoa
Praia da Marinha (uma das minhas preferidas)
Com a estadia em Portimão fomos assistir ao concerto dos Xutos em Lagoa, fomos ao Zoomarine , fomos ao Parque aquático e fomos á Fiesa , isto é claro juntando a uns óptimos mergulhos na piscina do parque.
Fiesa 2008 - com o tema da 7ª arte (é a 3ª vez que vejo esta esposição e , sempre que vejo fico impressionado)
O meu paarque aquático preferido.
Zoomarine
Nestas férias eu e a minha família fizemos a promessa de desligarmos do mundo moderno e por 21 dias não tocámos num PC , não vimos televisão e voltámos aos tempos em que a única companhia era mesmo a rádio. Claro que o telemóvel permanecia entre a gente e que mantínhamos esse contacto, mas isso não impediu as verdadeiras férias em família.
Como disse anteriormente estas foram das melhores férias da minha vida , e conseguimos tirar um grande aproveitamento de estarmos em família.