Fundação do Sacavenense
O Sport Grupo Sacavenense foi fundado em 19 de Março de 1910.
O Sacavenense criou-se num período de grande animação social da vida portuguesa, quando, entre as novas ideias que haviam de levar à queda da Monarquia e à implantação da República em Outubro de 1910, fervilhava um forte espírito associativo.
Nesta altura começa a ser despertada a população para o ideal desportivo e para a prática organizada do desporto.
Os fundadores do Clube foram Reinaldo Ribeiro, João Dinis, Tancredo dos Santos, João Cardoso (Caturra), António Ferreira (Compositor), Alfredo Ferreira, Amado Simões Estriga, Joaquim Martins, António Barros, Joaquim Nunes, Constantino Reis (Lió), António Pereira, Mário Pereira e outros...
A partir da sua fundação, o Sacavenense assume características de colectividade de trabalhadores (como de resto nos clubes da época da zona oriental de Lisboa), incluindo-se muitos operários, em especial da Fábrica da Loiça de Sacavém, entre os seus fundadores e atletas iniciais.
O primeiro campo de treinos do Sacavenense foi no Largo da Feira (em Sacavém de Baixo). Aí se realizou o primeiro encontro de futebol, após a fundação do clube, com o Grupo da Escola Industrial Afonso Domingues, que o Sacavenense venceu por 1-0.
A mais antiga composição de uma equipa de futebol do S. G. S. que foi possível localizar é a que disputou em Novembro de 1913 (data de 24 de Setembro desse ano a inscrição na Associação de Futebol de Lisboa) um jogo com a 3ª. Categoria do Sport Lisboa e Benfica, no campo que este tinha em Sete Rios: Constantino Reis (Lió), Joaquim Ferreira, José Marques, José Silva, Joaquim Nunes, Augusto Etur, Reinaldo Ribeiro, António Ferreira (Compositor), Francisco Silva, João Diniz (Batoque) e João Cardoso (Caturra).
A estes e aos sócios fundadores devem ser juntos alguns outros nomes dos que representaram inicialmente e de forma mais destacada as cores do Sacavenenses: Álvaro Pedro Gomes, Eduardo Pedro Gomes, Charles Etur, Manuel Lopes, António Correia, Joaquim Cidra, Amílcar Pinto, Manuel dos Santos, Luís Silvestre, Severino Fernandes.
São todos eles obreiros iniciais do Sacavenense. Criaram as raízes desta história de 100 anos.